ClientClient nameYear2024AuthorAuthor nameShare
Sobre a Expositora
Formada e atuante na área da saude há mais de duas décadas, Marina Yunes tem como principal característica o olhar atento ao cuidado.
Apaixonada por animais, e, acima de tudo, de cuidar deles, Marina captura por meio de suas lentes cenas que por vezes, passam desapercebidas aos olhares mais desatentos.
A artista registra o comportamento de animais selvagens, aventurando-se em seus habitats naturais a cada viagem ou destino que realiza.
As primeiras interações com a câmera fotográfica começaram quando Marina ainda adolescente, mas o seu olhar atento ganhou novos prismas há 7 anos, de forma autoditada.
Os ensaios fotográficos que a artista realiza suas pelo Brasil e exterior são como o seu diário de viagem, e também uma forma de saudar elogios ao mundo animal, uma vez que Marina demostra fascínio e profundo respeito pela natureza.
As intenções de Marina ao capturar os retratos não passam por edições estruturais ou filtros. São apresentadas com autenticidade de seu olhar, pelo qual Marina enxerga e (re)apresenta a seu espectador.
CURADORA
RENATA ROSSO
kovak & Vieira inaugura a primeira exposição de fotos de Marina Yunes, feita no Brasil e na África. Fotografando há praticamente uma década inúmeros bichos, lugares, vistas, plantas e flores, Marina Yunes busca ângulos ímpares que ofereçam possibilidades outras de observação e integração com a vida.
Exibimos aqui 26 fotos feitas nos últimos cinco anos, de animais profundamente estudados pela artista. Nelas, o respeito, a admiração e o amor pelos bichos são sentimentos presentes e latentes, em que trasparece aquilo que já sabemos: somos um só.
Na espontaneidade aparentemente simples das imagens, há uma calma luminosa que se contrapõe à essência indomesticável e imprevisível dos animais. Mas, o que a artista busca reiterar é que, tais características fazem parte da natureza essencial de todos nós.
Esse caráter indomesticável é abordado de forma irônico-cômica em que outras obras de Marina, também expostas aqui, por meio da intervenção realizada em collab com a R2 studio. No caso da obra zebra, a peça faz refletir sobre um aspecto sensível: a incontida extinção de várias espécies animais, e, em última instância, a nossa.
Ambas faces da exposição procuram tanto compartilhar o olhar amoroso que Marina Yunes lança ao reino animal, quanto convidar a se misturar com ele e com sua imprevisibilidade: SER OUTRO, SER EU.