ClientClient nameYear2025AuthorAuthor nameShare
Memórias e papéis | Maria Fernanda Barros
Texto: Luiza Testa
O trabalho de Maria Fernanda Barros explora geometria, padrões e repetições. Após investigar as superfícies planas, sua produção evoluiu para composições tridimensionais que investigam a interação entre luz, sombra, cor e a forma, que à primeira vista, parecem bidimensionais. No entanto, um olhar mais atento revela a profundidade dessas criações.
Seu processo criativo, tanto intuitivo quanto meticuloso, inclui observar a interação da luz com objetos e as nuances das sombras e o esboço de formas básicas para formar padrões que guiam o olhar do espectador. As variações de luz desdobram a cor, criando tonalidades e graduações que mudam conforme a perspectiva do observador.
Através da repetição de módulos, explora as possibilidades da imaginação, transformando elementos simples em complexas organizações visuais.
Na exposição Memórias em Papéis, Maria Fernanda incorpora um novo elemento à sua pesquisa: catálogos de exposições de arte, que são recortados e dobrados para dar forma a suas composições piramidais. Essa materialidade adiciona camadas de significado às obras, conectando memória, história e arte em um único suporte.