ClientClient nameYear2024AuthorAuthor nameShare
Fragmento reúne obras do trabalho realizado nos últimos 5 anos pelo artista visual Gian Luca Ewbank, e se apresenta como uma oportunidade de olhar em retrospecto para sua produção, compreendendo seus métodos, diversidade de formas e meios utilizados.
Um fragmento é um pedaço de algo que mantém parte de sua essência original, de modo que, mesmo quando uma totalidade é quebrada, suas partes ainda contam uma história ou oferecem uma nova interpretação.
Podemos olhar para cada obra de Gian Luca sob este conceito fragmentário: palavras se sobrepõem a imagens; ícones pop e logomarcas aparecem isolados de seus contextos originais; obras cinéticas oferecem mais de uma possibilidade, e o neon ilumina não só o presente, mas também o ausente. Nesse jogo visual, as peças funcionam como partes de um discurso maior que o artista não entrega de maneira linear ou imediata. Ao contrário, ele oferece ao público uma série de indícios que sugerem significados múltiplos e sujeitos à interpretação.
Essa estética fragmentada faz com que o espectador tenha que buscar ativamente o sentido no que é oferecido. As colagens e sobreposições de materiais propostas pelo artista nas obras reunidas em Fragmento desconstroem o familiar e se reorganizam sob novas e inesperadas formas.
Assim como um fragmento representa uma força de resistência, as obras aqui não se submetem a uma explicação única ou definitiva. Em vez disso, são abertas, propondo um diálogo contínuo com o público, que é convidado a montar o quebra-cabeças, criando uma experiência estética que vai além da contemplação passiva.