Pinturas de Danny Suplicy: marcando época
Apresentamos na Kovak & Vieira a primeira exposição individual da artista múltipla Danny Suplicy. Pintora, estilista, designer de bolos e de patisseries Danny nos transporta ao American Way of Life do período entreguerras nos Estados Unidos da América, explorando os desejos, consumos e excessos desse modo de vida. Para isso, a artista trabalha com uma linguagem figurativa em diálogo com aquela desenvolvida pelos artistas da pop arte norte-americana dos anos 1950, seus empréstimos, críticas e ressignificações, além de empregar uma visualidade calcada na arte decô europeia dos anos 1920 e 1930.
Para esta exposição trazemos obras plasticamente vibrantes e decorativas, portadoras de um fantástico exagero visual, cheio de estampas e contrastes. São telas que falam tanto sobre o agitado mundo externo (e muitas vezes de aparências), quanto sobre o mundo interno, ou seja, sobre o que é íntimo e silencioso na vida das pessoas (mas às vezes também melancólico e solitário).
Danny traz símbolos de status e poder misturados com aqueles da vida: das grandes marcas de grife à cultura visual e de consumo de massa – do boxe ao cinema, do metrô ao suvenir típico de uma cidade. No caos novaiorquino, ela joga luz sobre profissionais em exercício de seus ofícios – como porteiros-, os quais são extremamente importantes, mas historicamente invisibilizados. A artista resgata essas pessoas e suas profissões do anonimato, dignificando-as. Ela olha com toda atenção para a cidade e seus moradores.
Diante do universo pictórico de Danny Suplicy somos encantados e arrebatados pelo mundo de superabundância e exacerbação em campos diversos – como o da moda e o da arte – e, em maior instância, pela vida em si.