Skip to content Skip to footer

Galeria Kovak & Vieira abre mostras individuais

Inner Heart
Fast Food Slow Art

No próximo dia 15, a Galeria Kovak & Vieira abre as mostras individuais “Fragmento”, de Gian Luca Ewbank e “Doce Veneno”, do R2 Studio Gallery, em seu espaço no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Com texto curatorial de Luiza Testa, a mostra vai apresentar trabalhos dos artistas e ambas as mostras seguirão em cartaz até 20 de novembro de 2024.

Formado pelo duo Roberta Romanelli e Rodolpho Rivolta, a R2 Studio, “Doce Veneno” trará 40 obras inéditas em que abordam os excessos da sociedade contemporânea. Assim como temos consumido imagens, informações e símbolos culturais em larga escala e em alta velocidade, nos entregamos à comida de maneira impulsiva, buscando conforto imediato sem refletir sobre as consequências.

Muitas obras apresentadas aqui são carregadas de um interessante paradoxo, pois adotam o método da indústria alimentícia (símbolos conhecidos, gráficos escandalosos e cores palatáveis), mas acrescidos de processos lentos e manuais, como a colagem, o bordado. O upcycling, que está no DNA da dupla, também representa um contraponto ao consumo de massa por meio da reutilização de materiais, que vão de toy art a embalagens.
“Fragmento”, por sua vez, reúne dezenas de obras do trabalho realizado nos últimos cinco anos pelo artista visual Gian Luca Ewbank, e se apresenta como uma oportunidade de olhar em retrospecto para sua produção, compreendendo seus métodos, diversidade de formas e meios utilizados. Nelas, palavras se sobrepõem a imagens, assim como ícones pop e logomarcas aparecem isolados de seus contextos originais.

Trata-se de um jogo visual na qual as peças funcionam como partes de um discurso maior que o artista não entrega de maneira linear ou imediata. Ao contrário, ele oferece ao público uma série de indícios que sugerem significados múltiplos e sujeitos à interpretação em que tal estética fragmentada faz com que o espectador tenha que buscar, ativamente, o sentido do lhe é oferecido.

Gian Luca Ewbank
Título Obra: Inner Heat
Tamanho: 51,5 x 51,5 x 12cm
Técnica: Trabalho óptico em neon, vidro e espelho em caixa de madeira.

A criação visa brincar com a dimensão óptica junto ao coração retratando sua profundidade conforme os movimentos de quem o vê. Dependendo do ângulo, ele se multiplica muitas vezes. Visto de frente vê-se apenas uma camada e conforme há afastamento da obra ou movimentos para ambos os lados, percebe-se diferentes dimensões, profundidade e repetições/camadas do mesmo. Uma forma de representar a profundidade dos sentimentos algo como dizer o quão longe o sentimento pode ser e/ou ir quando se aprofunda nele.

R2
Título Obra: “Fast Food Slow Art”, 2024
Tamanho: 72 x 82cm (obra única)
Técnica: caixa de cereal imaginária, bordada pelas habilidosas mãos das artesãs da ONG Orientavida

A obra apresentada em uma moldura antiga de ouro brunido, o trabalho detalhado e lento do bordado é uma antítese ao universo da fast food industrializada e do consumo desenfreado e instantâneo. Fazendo uma analogia direta com o conceito de alimentação impulsiva e de arte com processo cuidadoso, a obra propõe uma pausa crítica, onde o tempo e o cuidado artesanal ganham destaque frente à pressa da produção em massa. Assim, o ordinário cereal torna-se extraordinário, uma peça de arte que celebra o tempo, o esforço e a produção minuciosa em meio ao mundo frenético que a Humanidade vive.

Serviço
Título: “Fragmento” e “Doce Veneno”
Artistas: Gian Luca Ewbank – @baldacconi e
R2 – @r2studiogallery Local: Kovak & Vieira – @galeriakovakevieira
Abertura: 15 de outubro – das 19h às 22h

Período expositivo: 16 de outubro a 20 de novembro
R. Conêgo Eugênio Leite, 150 – Jardins São Paulo
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 10h às 19h e aos sábados das 11h às 16h | fecha aos domingos e feriados.

Galeria Kovak & Vieira – @galeriakovakevieira | https://kvgaleria.com.br/
A Kovak & Vieira é uma galeria de Arte Contemporânea fundada no começo de 2023 por Mariana Vieira. Focando na acessibilidade e pluralidade, a galeria vem realizando exposições individuais e coletivas com diferentes linguagens e suportes. A conceituação da Kovak & Vieira parte de longas reflexões acerca do que representa a arte para todos nós e sua potência transformadora. A ideia de que a arte se comunica e serve como tratamento para aquilo que todos temos em comum: a alma. É com tais diretrizes que a galeria mantém uma característica observadora e incentivadora do mundo afora, reconhecendo o que há de novo em talentos artísticos.

Contato para a imprensa
Jucelini Vilela – 11 98045-8301
juvilela@juvilelapress.com.br
@juvilelapress

Algo lhe interessou?
envie uma mensagem falecom@kvgaleria.com.br

    Cadastre-se e receba nossa newsletter

    Kovak & Vieira © 2024 Todos os direitos reservados – Termos de privacidade